MEMBROS PESQUISADORES
MIEMBROS INVESTIGADORES

MEMBRES CHERCHEURS
RESEARCH MEMBERS

Maria Aparecida Fontes, Annabela Rita, Barbara Gori,
Dionísio Vila Maior, Enrico Martines, 
Orietta Abbati, Rafaela Mendes Mano Sanches

 

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Maria Aparecida Fontes (2018)

marfonte3@gmail.com

Coordenadora do GT 19  - Coordinadora del GT 19 -  Coordinateur du GT 19 - Coordinator of RG 19

Doutora em Letras (Ciência da Literatura) – UFRJ, Brasil (2003).  Professora Pesquisadora (Università Degli Studi di Padova) - ITÁLIA.
Doctora en Filología (Ciencia de la Literatura) - UFRJ, Brasil (2003). Profesora Investigadora (Università Degli Studi di Padova) - ITALIA.
Docteur en Lettres (Science de la Littérature) - UFRJ, Brésil (2003). Professeur Chercheur (Università Degli Studi di Padova) - ITALIE.
PhD in Literature (Science of Literature) - UFRJ, Brazil (2003). Professor Researcher (Università Degli Studi di Padova) - ITALY.
 
Idiomas/Idiomas/Langues/Languages
Português, Français, English, Español,  Italiano
Pesquisa/Investigacion/Recherche/Research

Filhos da ex-pátria. Figuras nacionais e identitárias na narrativa épica de migração: estudos comparados]Hijos de la ex patria.

Figuras nacionales e identitarias en la narrativa épica de migración: estudios comparados

Les enfants de l'ex-patrie. Figures nationales et identitaires dans le récit migratoire épique: études comparatives

Children of ex-homeland. National and identity figures in the epic narrative of migration: comparative studies

Bibliografia/Bibliografía/Bibliographie/Bibliography

  1. ​ Fontes, M.A. Lei. Scrittrici brasiliane contemporanee, Roma, Aracne: 2018 (Collana LABra)

  2.  Fontes, M.A. “O ponto de vista como representação, identidade e poder: uma leitura do romance Um Crime Delicado, de Sérgio Sant’Anna”. In: Vila Maior, Dionísio (ed). Viagens pela identidade e pela utopia. Lisboa: Centro de Literatura e Culturas Lufófonas e Europeias (CLEPUL) da Universidade de Lisboa, 2018, p. 147-162.

  3.  Fontes, M.A. “Encomendas públicas: arte social e política de Estado”, Rivista di studi portoghesi e brasiliani, n. XIX/2017, Pisa, 2018, pp. 75-87.

  4.  Fontes, M.A. “Estratégias retóricas: violência e performance nos contos de Lívia Garcia-Roza”, Ravell, v.3, n.17, UEMS,Mato Grosso do Sul, 2017, pp. 462-486.

  5.  Fontes, M.A. “Textualidades híbridas: historiografia e literatura em diálogo com um mundo globalizado”, E-scrita, v.8, n.1, Rio de Janeiro, 2017.

  6.  Fontes, M.A. “L’ago, il fuso e l’arcolaio: scenario dell’antropofagia brasiliana nella postmodernità (una ricetta per un banchetto al femminile)”. In: Luiza Lobo, Sexameron. Novelle sui matrimoni. Traduzione e note Maria Aparecida Fontes. Roma: Aracne editrice, 2016, pp. 108-146 (Collana LABra).

  7.  Fontes, M.A. “Storie spiegate. Da violência ao Elogio à complexa rede da vida. Dois testemunhos – Bernardo Carvalho e Adriana Lisboa”. In: Cunha, Helena Parente (ed.) .Caminhos da violência em busca da visão compartilhada. Interpretração e comentários de textos de autoria feminina. Rio de Janeiro: Letra Capital, Faculdade de Letras da UFRJ/Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura, 2016, pp. 201-248.

  8.  Fontes, M.A. A beleza é voz de Estado. Futurismo: Mito, arte, política e poética na construção da identidade nacional. Roma: Aracne, 2015. 

  9. Fontes, M.A. “Arquitetura do exílio: prólogo sobre literatura e imigração”, Censive. Revue internationale d’études lusophones, n. 6, Nantes/Francia: Universitè de Nantes e Instituto Camões, 2011, pp. 47-62.

  10.  Fontes, M.A. “Identidad y representación en la literatura brasileña contemporánea”, Taller di Letras, n. 44, pp. 87-101, 1 sem. 2009, Faculdad de Letras, Pontificia Universidad Católica de Chile.

  11.  Fontes, M.A. “Ficções do exílio: entre a voz e a letra. Os contos de Cíntia Moscovich e Lívia Garcia-Roza”. In: Quem conta um conto: Estudos sobre contistas brasileiras estreantes nos anos 90 e 2000. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 2008, p. 211-249.

  12. Fontes, M.A. (org.)

  13. .Travessias Brasil Italia. Rio de Janeiro: Eduerj, 2007.

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Universidade de Lisboa
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Annabela Rita (2020)

annabela.rita@gmail.com

Doutora, com 2 pós-doutoramentos sobre o Cânone Literário (2013-14 e 2016-17).  Professora da Universidade de Lisboa. Presidente do Instituto Fernando Pessoa (IFP-LPCL) (SHIP) desde 2013  - PORTUGAL.

Doctora, con 2 postdoctorados en Canon Literario (2013-14 y 2016-17). Profesora de la Universidade de Lisboa. Presidente del Instituto Fernando Pessoa (IFP-LPCL) (SHIP) desde 2013 - PORTUGAL.

Docteur, avec 2 post-docs sur le Canon Littéraire (2013-14 et 2016-17). Professeur à l'Universidade de Lisboa. Président de l'Instituto Fernando Pessoa (IFP-LPCL) (SHIP) depuis 2013 - PORTUGAL.

PhD, with 2 post-docs on the Literary Canon (2013-14 and 2016-17). Professor at the University of Lisbon. President of Instituto Fernando Pessoa (IFP-LPCL) (SHIP) since 2013 - PORTUGAL.

 
Idiomas/Idiomas/Langues/Languages
Português, Français, English  Italiano
Pesquisa/Investigacion/Recherche/Research

Mapeamento da poesia épica portuguesa (projeto coletivo)

Cartografía de la épica portuguesa (proyecto colectivo)

Cartographie de la poésie épique portugaise (projet collectif)

Mapping of Portuguese epic poetry (collective project)

Bibliografia/Bibliografía/Bibliographie/Bibliography

​​1. 2019: Sfumato. Figurações in hoc signo, Lisboa, Edições Esgotadas/CLEPUL, 2019 [338 pp.] [Prefácio de José Carlos Seabra Pereira (“Variações in hoc signo”, pp. 7-20 e Posfácio do Arcebispo de Évora José Vilas Boas Senra de Faria Coelho (“Buscando no Sfumato. Figurações in hoc signo”, pp. 331-338);
2. 2019: Perfis & Molduras no Cânone Literário, Lisboa, Edições Esgotadas, 1ª e 2ª ed. [286 pp]. Prefácio de Miguel Real e Posfácio de Isabel Ponce de Leão;
3. 2018: No Fundo dos Espelhos. Em Visita, Lisboa, Edições Esgotadas [314 pp];
4. 2018: Do que não existe. Repensando o Cânone Literário, Lisboa, Manufactura Editora. Prefácio de Miguel Real.
5. 2018: Novas Breves & Longas no País das Maravilhas, Lisboa, CLEPUL/THEYA, 599 pp. Prefácio de Miguel Real
6. 2018 (Fev.). Última vontade incumprida, Lisboa, CLEPUL/ CALAMÉO /ISSUU, Fev/2018, [http://pt.calameo.com/read/001827977d48321ccf7ef e https://issuu.com/clepul/docs/ultima_vontade_incumprida] ISBN 978 – 989-8814-93-7.
7. 2017: Eça de Queirós Cronista. Da «Chronica» à Crónica, Lisboa, Gradiva [328 pp]. Prefácio de Miguel Real.
8. 2014: Luz e Sombras no Cânone, Lisboa, Esfera do Caos, Lisboa, Esfera do Caos [328 pp]. Prefácios de Fernando Cristóvão e de Daniela Marcheschi.
9. 2012: Cartografias Literárias, S. Paulo, Escrituras Editora, col. “Ponte Velha”, 2012 [168 pp].
10. 2011: Focais Literárias, Lisboa, Esfera do Caos, 2012 [192 pp].
11. 2011: Paisagem & Figuras, Lisboa, Esfera do Caos [216 pp].
12. 2010: Cartografias Literárias, Lisboa, Esfera do Caos [pp. 198]
13. 2009: Itinerário, Lisboa, Roma Editora  232 pp
14. 2007: No Fundo dos Espelhos (II), Porto, Edições Caixotim [310 pp].
15. 2006: Emergências Estéticas, Lisboa, Roma Editora [239 pp].
16. 2006: [co-autoria] Teolinda Gersão: Retratos Provisórios, Lisboa, Roma Editora 301 pp.
17. 2004: Breves & Longas no País das Maravilhas, Lisboa, Roma Editora [237 pp].
18. 2004: [coautoria] O Mito do Marquês de Pombal (ensaio), Lisboa [117 pp]. Prefácio de José Ferrer Benimeli.
19. 2003, 2004: Labirinto Sensível, Lisboa, Roma Editora [244 pp]. 2.ª edição encadernada em 2004.
20. 2003: No Fundo dos Espelhos (I) , Porto, Edições Caixotim [230 pp].
21. 1998: Eça de Queirós Cronista - do Distrito de Évora (1867) às Farpas (1871-72)
, Lisboa, Edições Cosmos, 1998 [258 pp].

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Barbara Gori (2018)

barbara.gori@unipd.it

Doutora em “Lingue e Letterature Iberiche e Iberoamericane”, Università degli Studi di Palermo. Professora Associada de Literatura Brasileira (Università Degli Studi di Padova) - ITÁLIA.

Doctora en “Lingue e Letterature Iberiche e Iberoamericane”, Università degli Studi di Palermo. Profesora Asociada de Literatura Brasileña (Università Degli Studi di Padova). ITALIA.

Docteur  en “Lingue e Letterature Iberiche e Iberoamericane”, Università degli Studi di Palermo. Professeur associé de Littérature résilienne (Università Degli Studi di Padova) -  ITALIE.

PhD in “Lingue e Letterature Iberiche e Iberoamericane”, Università degli Studi di Palermo. Associate Professor of Brazilian Literature (Università Degli Studi di Padova) - ITALY.

 
Idiomas/Idiomas/Langues/Languages
Português, English, Español,  Italiano
Pesquisa/Investigacion/Recherche/Research

A narrativa épica italiana e portuguesa: estudos comparados

La narrativa épica italiana y portuguesa: estudios comparativos

Le récit épique italien et portugais: études comparatives

The Italian and Portuguese epic narrative: comparative studies

Bibliografia/Bibliografía/Bibliographie/Bibliography

​​«Antero de Quental e Nature de Emerson: A (im)possibilidade de um Diálogo». In: Isabel Ponce de Leão, Maria do Carmo Mendes, Sérgio Lira (orgs), 2018
ECOCRITICISM 2018. Proceedings of the International Conference on Literature, Arts and Ecological Environment (Porto, 14-16 marzo 2018)
; Porto: Green Lines Institute for Sustainable Development, pp. 51-59.
«Eros e Thanatos nella novella Loucura… di Mário de Sá-Carneiro». In: Michela Graziani (a cura di)  Un incontro lusofono plurale di lingue, letterature, storie, culture, Firenze: FUP,  2018, pp. 85-95.
«A Vanguarda Florentina de Lacerba e Portugal Futurista: Afinidades e Divergências», Bakhtiniana, São Paulo, 13 (1): 52-70, Jan./Abril 2018, pp. 52-70.
B. Gori, M. Graziani, O. Abbati (a cura di) La spugna è la mia anima. Omaggio a Piero Ceccucci, Firenze: FUP, 2016, pp. 1-538.
.«Violante de Cysneiros: l’ultimo canto del cigno Orpheu». In: Barbara Gori, Michela Graziani, Orietta Abbati (a cura di), La spugna è la mia anima. Omaggio a Piero Ceccucci, Firenze: FUP, 2016, pp. 311-318.
«Gli pseudo riflessivi in PE: una questione di inaccusatività?». In: Monica Lupetti – Valeria Tocco (a cura di), Giochi di specchi. Modelli, tradizioni, contaminazioni, e dinamiche interculturali nei e tra i paesi di lingua portoghese, Pisa: Edizioni ETS, 2016, ; pp. 587-597.
«Para Lá da Loucura: As Viagens Poéticas e Órficas de Ângelo de Lima e Dino Campana». In: Dionísio Vila Maior – Annabela Rita (orgs).  100 Orpheu, Viseu: Edições Esgotadas, 2016,  pp. 337-351.
Una letteratura da manicomio. “Orpheu” nelle riviste e nei giornali portoghesi del 1915, Perugia: Edizioni dell’Urogallo,  2015, pp. 1-398.

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Dionísio Vila Maior (2018)

dionisiovm@gmail.com

Doutor em Literatura Portuguesa pela Universidade Aberta (2002). Professor Catedrático (Departamento de Humanidades) Universidade Aberta - PORTUGAL.

Doctor en Literatura Portuguesa por la Universidade Aberta (2002). Profesor (Universidade Aberta) - PORTUGAL.

Docteur  en Littérature Portugaise, Universidade Aberta (2002). Professeur de nomination définitive (Universidade Aberta) - PORTUGAL.

PhD in Portuguese Literature, Open University (2002).  Professor (Universidade Aberta) - PORTUGAL.

 
Idiomas/Idiomas/Langues/Languages
Português, English, Francês,  Italiano
Pesquisa/Investigacion/Recherche/Research

A Consciência da Unidade Espiritual

La Conciencia de la Unidad Espiritual

La Conscience de l'Unité Spirituelle

The Consciousness of Spiritual Unity

Bibliografia/Bibliografía/Bibliographie/Bibliography

 

Livros (próprios, ou em ed.) | Books (own, or edited)

1.     Fernando Pessoa. O Ser Verbal, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda (no prelo)

2.     Il Modernismo Portoghese. Guida alla lettura con antologia selezionata. Roma: Editora Aracne, 2021 [ISBN: 979-12-5994-424-5]

3.     Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea em Contexto Universitário de E-learning. Porto: Edições Esgotadas, 2021 [ISBN: 978-989-9015-55-5]

4.     Literatura, Artes e Hipertexto na Web (Org. do número temático da Revista e-Letras com Vida. Revista de Estudos Globais, Humanidades, Ciências e Artes, nº 7 [ISSN: 2184-4097]

5.     José Régio: cântico sem tempo. Org com Barbara Gori e Enrico Martines. Vila do Conde: Centro dos Estudos Regianos, 2021 [ISBN: 978-989-33-1982-6]

6.     Multiculturalismo Épico. Org. com Maria Aparecida Fontes. Lisboa: CLEPUL, 2020 [ISBN: 978-989-9012-45-5]

7.     Figurações do Literário I – Estudos Luso-Brasileiros. Org. Porto: Edições Esgotadas, 2020 [ISBN: 978-989-9015-10-4]

8.     100 Futurismo. Org. com Annabela Rita. Porto: Edições Esgotadas, 2018 [ISBN: 978-989-8911-21-6]

9.     Sob o Signo de Calíope – Sentidos Modernistas. Roma: Aracne, 2018 [ISBN: 978-88-255-1477-3]

10.  Viagens pela Identidade e Utopia. Org. Lisboa: Clepul, 2018 [ISBN: 978-989-8916-11-2]

11.  A revivência dos sentidos. Estudos de Literatura Portuguesa [ver. e reed.], Linda-a-Velha: Editora Hespéria, 2017 [ISBN: 978-989-8814-66-1]

12.  100 Orpheu. Org. com Annabela Rita. Porto: Edições Esgotadas, 2016 [ISBN: 978-989-8801-37-1]

13.  Entre Molduras. Da Metamorfose nas Artes, nas Letras, nas Ciências. Org. com Annabela Rita. Lisboa: Esfera do Caos, 2016 [ISBN: 978-989-680-203-5]

14.  Identidade linguística e “consciência da unidade espiritual”. Lisboa: CLEPUL, 2011 [Coleção Lusosofias] [ISBN – 978-989-96443-9-7]

15.  Do Ultimato à(s) República(s): variações literárias e culturais. Org. com Annabela Rita. Lisboa: Esfera do Caos, 2011 [ISBN: 978-989-680-048-2]

16.  100 Anos da Geração de Orpheu (Número especial da Revista Nau Literária, Vol. 11 (1), 2015) [ISSN: 1981-4526]

17.  Tunos e Tunas (Uma realidade histórica e historicamente determinada). Porto: Edições Ecopy, 2008 [ISBN: 978-989-656-003-4]

18.  Literatura brasileira – O Modernismo (Tópicos de leitura). Lisboa: Universidade Aberta, 2007 [Caderno didático-pedagógico| Didactic-pedagogical book]]

19.  Des(a)fiando Discursos — Homenagem a Maria Emília Ricardo Marques. Org. com Rui de Azevedo Teixeira e Dulce Carvalho. Lisboa: Universidade Aberta, 2005

20.  Estudos Pessoanos. Lisboa: Universidade Aberta, 2004 [ISBN: 972-674-432-6]

21.  O Sujeito Modernista — Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Almada Negreiros e António Ferro: Crise e Superação do Sujeito, Lisboa, Universidade Aberta, 2003 [ISBN: 972-674-389-3]

22.  Literatura e Fim de Século (Org. do número especial da revista Discursos, 2002 [ISSN: 0872-0738]

23.  Diálogos literários luso-brasileiros. Coimbra: Pé de Página Editores, 2002 [ISBN: 972-8459-48-3]

24.  Literatura em Discurso(s): Saramago, Pessoa, Cinema e Identidade. Coimbra: Pé de Página Editores (2ª ed.), 2001 [ISBN: 972-8459-21-1]

25.  A Geração de 70 e a Geração de Orpheu: Portugal em Questão. Lisboa: Universidade Aberta, 2001 [Caderno didático-pedagógico| Didactic-pedagogical book]]

26.  Pessoa, Sá-Carneiro e Almada: Representação Estético-literária. Lisboa: Universidade Aberta, 2000 [Caderno didático-pedagógico| Didactic-pedagogical book]]

27.  Fim de Século e Primeiro Modernismo Português: Representação Estético-Ideológica (Poemas, Textos Teórico-programáticos, de Reflexão e de Imprensa) [Antologia policopiada]. Associação de Professores de Português.

28.  Fernando Pessoa: Heteronímia e Dialogismo. Coimbra: Almedina, 1994 [ISBN: 972-40-0776-6]

29.  Introdução ao Modernismo. Coimbra: Almedina, 1994; 1996 [ISBN: 972-40-0811-8]

30.  Uma Introdução às Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa. Guarda: ESEG, 1992/1993 [Caderno didático-pedagógico| Didactic-pedagogical book]]

Ensaios, Artigos, REA@ mais recentes | Latest Essays, Articles, REA@

1.     VILA MAIOR, Dionísio (2021). Futurismo: entre a carnavalização e a reedificação. Revista Desassossego, FFLCH/USP, Vol. 13 (26), jul/dez, pp.128-146

2.     VILA MAIOR, Dionísio (2021). A Mensagem, de Fernando Pessoa, e o sentido do tangível. Nau Literária, Porto Alegre, UFRGS, Vol. 17 (2), pp.95-113

3.     VILA MAIOR, Dionísio (2021). El libro y la posibilidad del acontecimiento estético. Anuario de Letras Modernas, Faculdad de Filosofía y Letras, Ciudad de México, Universidad Nacional Autónoma de México, Vol. 24 (2), noviembre, pp.78-89

4.     VILA MAIOR, Dionísio (2021). O Livro do Desassossego e a essência literária da escrita. Revista Lingue e Linguaggi, Vol. 44, Lecce, Università del Salento, pp.359-371

5.     VILA MAIOR, Dionísio (2021). Dos desconcertos do nada ao sincero caso pessoal de Almada Negreiros. Miscelânea: Revista de Literatura e Vida Social, Assis, UNESP, Vol. 29, jan/jun, pp.245-261

6.    VILA MAIOR, Dionísio (2021). Metodologias, ferramentas e criatividade no trabalho colaborativo online. Um caso prático. Revista de Tecnologias, Informação e Comunicação. Vol. 2 (1), Funchal, jan/jul, pp.27-43

7.     VILA MAIOR, Dionísio (2021). De Orpheu à Presença e os sentidos de permanência, In Sandra Teixeira de Faria [Dir.], 500 Anos da Circum-navegação do mundo: pesquisas em linguística, literatura e cultura dos países de língua portuguesa (403-409). Madrid: Ediciones Aplepes

8.    VILA MAIOR, Dionísio (2021). Surrealistas portugueses: o acrescento de algo ao que vai havendo. In Sandra Teixeira de Faria [Dir.], 500 Anos da Circum-navegação do mundo: pesquisas em linguística, literatura e cultura dos países de língua portuguesa (411-418). Madrid: Ediciones Aplepes

9.     VILA MAIOR, Dionísio (2021). Miguel Torga e as “grandes alturas que chamam demais por nós”. In Maria da Assunção Anes Morais [Org.], Fragas — Homenagem a Miguel Torga - 25 anos (244-255). Chaves: Alecrim e Alfazema

10.  VILA MAIOR, Dionísio (2021). Régio pervive… In Dionísio Vila Maior, Barbara Gori e Enrico Martines, José Régio: cântico sem tempo (11-16). Vila do Conde: Centro dos Estudos Regianos

11.  VILA MAIOR, Dionísio (2021). Futurismo - 1. Das Origens ao “Dinamismo” (Vídeo - REA@) | Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Sem Derivações 4.0 Internacional | <http://hdl.handle.net/10400.2/10582>

12.  VILA MAIOR, Dionísio (2021). Futurismo - 2. Crise da Modernidade e Carnavalização (Vídeo - REA@) | Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Sem Derivações 4.0 Internacional | <http://hdl.handle.net/10400.2/10595>

13.  VILA MAIOR, Dionísio (2021). Futurismo - 3. Desumanização e Pluridiscursividade (Vídeo - REA@) | Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Sem Derivações 4.0 Internacional | <http://hdl.handle.net/10400.2/10596>

14.  VILA MAIOR, Dionísio (2021). Futurismo - 4. Subversão e Recomposição (Vídeo - REA@) | Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Sem Derivações 4.0 Internacional | <http://hdl.handle.net/10400.2/10597>

15.  VILA MAIOR, Dionísio (2021). A Literatura e a Arte como expressões da Cultura: entre nacionalidade e internacionalidade. O caso do Futurismo - I (Vídeo - REA@) | Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Sem Derivações 4.0 Internacional

16.  VILA MAIOR, Dionísio (2021). A Literatura e a Arte como expressões da Cultura: entre nacionalidade e internacionalidade. O caso do Futurismo - II (Vídeo - REA@) | Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Sem Derivações 4.0 Internacional (Repositório aberto da UAb | UAb's Open Repository)

17.  VILA MAIOR, Dionísio (2021). Álvaro de Campos. Triunfalismo e Desencanto com a Modernidade (Vídeo - REA@) | Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Sem Derivações 4.0 Internacional (Repositório aberto da UAb | UAb's Open Repository)

18.  VILA MAIOR, Dionísio (2020). Poesia, História e a Voz Outra. Revista de Estudos Literários, 10, Coimbra, CLP-IUC, pp.697-709 [Homenagem a Carlos Reis]

19.  VILA MAIOR, Dionísio (2020). O Modernismo e a consagração do supra-sujeito. Revista Desassossego, São Paulo, FFLCH/USP, Vol. 12 (22), jan/jun, pp.9-21

20.  VILA MAIOR, Dionísio (2020). Orpheu e a renovação identitária. Metalinguagens, IFECT/São Paulo, São Paulo, Vol. 7 (3), dez, pp.234-248

21.  VILA MAIOR, Dionísio (2020). A literatura e o olhar de Clio/Literature And Clio’s View. Metalinguagens, IFECT/São Paulo, Vol. 7 (3), dez, pp.132-143

22.  VILA MAIOR, Dionísio (2020). Literatura de Cordel. Exercício dialógico. In Dionísio Vila Maior e Maria Aparecida Fontes [Orgs.], Multiculturalismo Épico (145-181). Lisboa: CLEPUL

23.  VILA MAIOR, Dionísio (2020). Mário de Sá-Carneiro: o locus subjetivo, a proficiência alteronímica e a presença do imperecível. In Dionísio Vila Maior [Org.], Figurações do Literário I - Estudos Luso-Brasileiros (199-221). Porto: Edições Esgotadas

24.  VILA MAIOR, Dionísio (2020). Fernando Pessoa. Um mito produtor de mitos (Vídeo - REA@) | Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Sem Derivações 4.0 Internacional | <http://hdl.handle.net/10400.2/10152>

25.  VILA MAIOR, Dionísio (2020). O ensino da Literatura e as renovadas interfaces de Gutenberg (Vídeo - REA@) | Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Sem Derivações 4.0 Internacional (Repositório aberto da UAb | UAb's Open Repository)

26.  VILA MAIOR, Dionísio (2020). Avaliação na Universidade Aberta. Competências organizacionais e linguísticas (Vídeo - REA@) | Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Sem Derivações 4.0 Internacional (Repositório aberto da UAb | UAb's Open Repository)

27.  VILA MAIOR, Dionísio (2019). Literatura, morte e (des)substancialização do sujeito. In Paulo Alves et al. [Orgs.], A Morte: Leituras da Humana Condição (417-445). Vol. II. Lisboa: Paulinas

28.  VILA MAIOR, Dionísio (2019). O Futurismo, a consciência da descontinuidade e a reconfiguração identitária. In Sandra Teixeira de Faria [Ed.], El Futurismo en Europa y Latinoamérica: orígenes y evolución (109-126). Madrid: Ediciones Complutense

29.  VILA MAIOR, Dionísio (2019). Órficos e Surrealistas. O ‘puramente Si-próprio’ do Homem Português. In Barbara Gori [Coord.], Futurismo Futurismos (517-532). Roma: Editora Aracne

30.  VILA MAIOR, Dionísio (2018). Mário de Sá-Carneiro: intranquilidade ou dever do Artista? In Giorgio De Marchis [Org.], Quando eu morrer batam em latas. Mário de Sá-Carneiro, cem anos depois (183-196). Lisboa: Arranha-Céus

31.  VILA MAIOR, Dionísio (2018). O manifesto futurista. In Dionísio Vila Maior e Annabela Rita [Orgs.], 100 Futurismo (611-631). Porto: Edições Esgotadas

32.  VILA MAIOR, Dionísio (2018). Língua portuguesa, Identidade e ‘Mística Coletiva’. In Dionísio Vila Maior [Org.], Viagens pela Identidade e Utopia (1-33). Lisboa: Clepul

33.  VILA MAIOR, Dionísio (2018). Orpheu em olhar dialógico. In Dionísio Vila Maior [Org.], Viagens pela Identidade e Utopia (71-103). Lisboa: Clepul

34.  VILA MAIOR, Dionísio (2018). Fialho e a (pre)visão do Modernismo. In Rui Sousa, Luís Pinheiro [Orgs.], Portugal no tempo de Fialho de Almeida (1857-1911) (519-536). Lisboa: Clepul

35.  VILA MAIOR, Dionísio (2018). Camilo Pessanha e a representação intersecionista do espírito subjetivo. In Ernesto Rodrigues [Org.], 1867 – Um ano de gigantes: Raul Brandão, António Nobre e Camilo Pessanha (77-88). Lisboa: Clepul

36.  VILA MAIOR, Dionísio (2018). Fernando Pessoa, Alberto Caeiro e a terna perversidade poética. In Isabel Ponce de Leão; Maria do Carmo Mendes; Sérgio Lira [Eds.], Ecocriticism 2018 - Proceedings of The International Conference on Literature, Arts and Ecological Environment (203-212). Porto: Green Lines Instituto para o Desenvolvimento Sustentável

37.  VILA MAIOR, Dionísio (2017). Fernando Pessoa e a Voz de Shakespeare. Revista Anuário de Literatura, Vol. 22 (1), Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina, pp.31-54

38.  VILA MAIOR, Dionísio (2017). Fernando Pessoa. In Ernesto Rodrigues; Rui Sousa [Orgs.], A Dinâmica dos Olhares - Cem anos de Literatura (213-245). Lisboa: Clepul

39.  VILA MAIOR, Dionísio (2017). Modernismo português e discurso feminino em Pessoa, Almada e António Ferro. In Ana Luísa Vilela; Fábio Mário da Silva; Maria Lúcia Dal Farra [Orgs.], O Feminino e o Moderno (59-77). Lisboa: Clepul

40.  VILA MAIOR, Dionísio (2017). Julieta Monjinho e o ‘voo final das aves’. In Petar Petrov [Org.], O Romance Português Pós-25 de Abril - O Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (2003-2014) (53-60). Lisboa: Clepul

41.  VILA MAIOR, Dionísio (2017). O Canto Essencial. In Fernando Paulo Baptista [Org.], Sinfonia universal do amor fraterno no trajecto ascencional da humanização do mundo (521-522). Viseu: Edições Piaget

42.  VILA MAIOR, Dionísio (2016). Fernando Pessoa: figurações e propósitos do processo autorreflexivo. In Annabela Rita e Fernando Cristóvão [Orgs.], Fabricar a Inovação. O Processo criativo em questão nas Ciências, nas Letras e nas Artes (125-138). Lisboa: Gradiva

43.  VILA MAIOR, Dionísio (2015). Os modernistas e a (des)construção do ineludível. Revista Desassossego, 14, FFLCH/USP, pp. 29-43

44.      VILA MAIOR, Dionísio (2015). Modernismo e indagação identitária. Revista da ANPOLL, Vol. 1 (38), São Paulo, FFLCH/USP, jan/jun, pp. 211-223

45.  VILA MAIOR, Dionísio (2015). Os modernistas e a audácia da plenitude. In Paulo Samuel [Org.], Orpheu e o Modernismo Português - Livro do Colóquio (65-78). Porto: Fundação Eng. António de Almeida

46.  VILA MAIOR, Dionísio (2015). Literatura da viagem em tonalidade modernista. In João Carlos Carvalho [Coord.], A Peregrinação de Fernão Mendes Pinto e a Perenidade da Literatura de Viagens (143-162). Lisboa: CLEPUL/IECCPMA

47.  VILA MAIOR, Dionísio (2015). Revisitando a regra clássica de Ricardo Reis. In Elias J. Torres Feijó; Roberto Samartim; Raquel Bello Vazquez; Manuel Brito-Semedo [Eds.], Estudos da AIL em Literatura, História e Cultura Portuguesas (81-88). Santiago de Compostela/Coimbra

48.  VILA MAIOR, Dionísio (2015). Os modernistas e a (des)construção do ineludível. In Dionísio Vila Maior e Annabela Rita [Orgs.], 100 Orpheu (711-724). Porto: Edições Esgotadas

49.  VILA MAIOR, Dionísio (2014). Fernando Pessoa, a arte e a nostalgia de encantamento. In João Carlos Carvalho [Coord.], Arte e Ciências em Diálogo (107-115). Coimbra: Grácio Editor.

50.  VILA MAIOR, Dionísio (2012). O ‘instinto’ modernista. Carnets - Revue Electronique d’Etudes Françaises, 4, Coimbra, janvier, pp.167-189

51.  VILA MAIOR, Dionísio (2012). As lições de Fernando Pessoa. In Petar Petrov; Pedro Quintino de Sousa; Roberto Samartim; Elias J. Torres Feijó [Eds.], AVANÇOS EM LITERATURA E CULTURA PORTUGUESAS. DE EÇA DE QUEIRÓS A FERNANDO PESSOA (265-284). Santiago de Compostela/Faro: Associação Internacional de Lusitanistas/Através Editora

52.  VILA MAIOR, Dionísio (2012). Bakhtinian Dialogism and the Adding of Meaning. In Lénia Marques; Maria Sofia Pimental Biscaia; Glória Bastos [Eds.], Intercultural Crossings. Confilt, Memory and Identity (189-204). Bruxelles: Peter Lang International Academic Publishers

53.  VILA MAIOR, Dionísio (2012). Lusofonia: Identidade(s) em percurso. In Renata Díaz-Szmidt [Coord.], Identidades Revisitadas, Identidades Reinventadas – transformações dos espaços sociais, políticos e culturais nos países de língua oficial portuguesa (17-28). Varsóvia: Universidade de Varsóvia / Instituto de Estudos Ibéricos e Iberoamericanos & Muzeum Historii Polskiego Polskiego Ruchu Ludowego

54.  VILA MAIOR, Dionísio (2012). Fernando Pessoa Plural, Lisboa, Universidade Aberta (Emissão de 14 de março, na RTP 2 [Programa 37]) (Vídeo - REA@) | Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Sem Derivações 4.0 Internacional (Repositório aberto da UAb | UAb's Open Repository)

55.  VILA MAIOR, Dionísio (2011). Le manifeste littéraire et la cohérence carnavalisée du discours moderniste portugais et brésilien. In Maria Graciete Besse [Org.], Le Futurisme et les Avant-gardes au Portugal et au Brésil (133-151). Argenteuil: Éditions Convivium Lusophone

56.  VILA MAIOR, Dionísio (2011). Do Ultimato ao Ultimatum: a vitalidade nacional. In Dionísio Vila Maior; Annabela Rita [Coords.], Do Ultimato à(s) República(s): variações literárias e culturais (113-135). Lisboa: Esfera do Caos

57.  VILA MAIOR, Dionísio (2010). Cesário Verde. 1. Contexto, a vida e a obra. Lisboa: Universidade Aberta (Vídeo que integra a emissão de 13 de março de 2010, na RTP 2 | Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Sem Derivações 4.0 Internacional | <http://hdl.handle.net/10400.2/10278>

58.  VILA MAIOR, Dionísio (2010). Cesário Verde. 2. Cesário Verde e o Modernismo. Lisboa: Universidade Aberta (Vídeo - REA@) | Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Sem Derivações 4.0 Internacional | <http://hdl.handle.net/10400.2/10279>

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Enrico Martines (2018)

enrico.martines@unipr.it

Doutor em Romance e Filologia Italiana - Università "La Sapienza" di Roma (1999). Professor de Literatura Portuguesa e Literatura Brasileira (Universitá Degli Studi di Parma) - ITÁLIA.

Doctor en Filología Románica y Italiana - Università "La Sapienza" di Roma (1999). Profesor de Literatura Portuguesa e Literatura Brasileira (Universitá Degli Studi di Parma)

Docteur en Philologie Romane et Italienne - Università "La Sapienza" di Roma (1999). Professeur de Litératture Portugaise et Litératture Brésiliènne (Universitá Degli Studi di Parma) - ITALIE

PhD in Romance and Italian Philology - Università "La Sapienza" di Roma (1999). Professor Of Portuguese and Brazilian Literature (Universitá Degli Studi di Parma) - ITALY.

 
Idiomas/Idiomas/Langues/Languages
Português, English, Español. Francês,  Italiano
Pesquisa/Investigacion/Recherche/Research

A revisitação da epopeia nacional: de Gama a O Oriente de José Agostinho de Macedo

La revisitación de la epopeya nacional: de Gama a O Oriente de José Agostinho de Macedo

La revisitation de l'épopée nationale: de Gama à l' O Oriente de José Agostinho de Macedo

The revisiting of the national epic: from Gama to O Oriente by José Agostinho de Macedo

Bibliografia/Bibliografía/Bibliographie/Bibliography

 

  1. ​ Martines, Enrico. José Régio: versos esparsos e inacabados. Vila do Conde, Centro de Estudos Regianos, 2016.

  2.  Martines, Enrico. José Régio, il poeta di Dio e del Diavolo. Parma: Monte Università Parma, 2003.

  3.  Martines, Enrico. Cartas entre Fernando Pessoa e os directores da presença. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda. Edição e estudo de Enrico Martines, Edição Crítica de Fernando Pessoa, Colecção «Estudos», vol. II, 1998.

  4.  Martines, Enrico. “Régio, Sá-Carneiro e Pessoa: evolução de uma relação apaixonada”, Estudos Regianos, n. 22-23, II série, janeiro 2016-dezembro 2017, Vila do Conde, Centro de Estudos Regianos, pp. 135-155.

  5.  Martines, Enrico. “I libri e il dio del labirinto nell’Ano da morte de Ricardo Reis, di José Saramago”. In: Laura Dolfi, Maria Candida Ghidini, Alba Pessini, Elena Pessini (a cura di). Libri e lettori (tra autori e personaggi), Studi in onore di Mariolina Bertini, Parma, Nuova Editrice Berti, Università degli Studi di Parma, 2017, pp. 105-116.

  6.  Martines, Enrico. “José Régio, Raul Leal e a Presença: marcas epistolares de um diálogo modernista”, Pessoa Plural, n. 12, Fall 2017, pp. 82-133.

  7.  Martines, Enrico. “Cantando l'esilio, da Gonçalves Dias a Chico Buarque e oltre...”. In: L. Dolfi (org.) , Oltre i confini. Testi e autori dell'esilio, della diaspora, dell'emigrazione, Parma: Monte Università Parma, 2011, pp. 163-190.

  8.  Martines, Enrico. “Breve História da Presença”, Boletim, Centro de Estudos Regianos, nº 16-17, Vila do Conde, 2007, pp. 33- 69.

  9.  Martines, Enrico. “O Primeiro Modernismo segundo a critica presencista”, Prelo, nº 6, Lisboa, 2007, pp. 19- 38.

  10.  Martines, Enrico. “Relações de Fernando Pessoa com presença”, Leituras, nº 12, Lisboa, 2003, pp. 45- 61.

  11. Martines, Enrico. “Hétéronymie, autocensure et genèse dans une correspondance de Pessoa”, Génésis, Paris: ITEM, nº 9, 1996, pp. 83-104.

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Orietta Abbati (2018)

orietta.abbati@unito.it

Professora Associada de Linguística e Língua Portuguesa (Università Degli Studi di Torino) - ITÁLIA

Profesora Asociada de Lingüística y Lengua Portuguesa (Università Degli Studi di Torino) - ITALIA

Prof. Agrégé de Littératures de Langue Portugaise et Linguistique (Università Degli Studi di Torino) - ITALIE

 Associated Professor of Linguistics and Portuguese Language (Università Degli Studi di Torino) - ITALY

 
Idiomas/Idiomas/Langues/Languages
Português,  Italiano
Pesquisa/Investigacion/Recherche/Research

A narrativa épica italiana e portuguesa

La épica en las literaturas italiana y portuguesa

L'épopée de la littérature portugaise et italienne

The epic in Portuguese and Italian literature

Bibliografia/Bibliografía/Bibliographie/Bibliography

  1.  Abbati, Orietta (org.). Intrecci romanzi. Trame e incontri di cultura. Torino, Nuova Trauben, 2016.

  2.  Pessoa, Fernando. Il libro dell'inquietudine e Poesie. Trad. Orietta Abbati. Roma: Newton & Compton Editori, 2013.

  3.  Abbati, Orietta e Ceccucci, Piero (org.). Un'affollata solitudine. Poesie eteronime. Milano: BUR/Rizzoli, 2012.

  4.  Pessoa, Fernando. Il mondo che non vedo - Poesie ortonime. Trad. Orietta Abbati. Milano: BUR/ Rizzoli, 2009.

  5.  Pessoa, Fernando. Racconti dell’Inquietudine. Piero Ceccucci (org.). Trad. Orietta Abbati. Milano, Rizzoli, 2007;

  6.  Pessoa, Fernando a. Il Libro dell’Inquietudine.  Piero Ceccucci (org..). Trad. Orietta Abbati. Roma: Newton & Compton Editori, 2006.

  7.  Sá‑Carneiro, Mário de. Poesie. Saggio introduttivo, trad. e note Orietta Abbati. Pisa: Edizioni E.T.S., 1997.

  8.  Abbati, Orietta. “Misteriosa orchestra sensazionista, o l’ammaliante rappresentazione poetica della coralità di voci dell’Io multiplo pessoano”, in Pessoa, Il libro dell’inquietudine e Poesie, (a cura di O. Abbati, postfazione di P. Ceccucci), Roma, Newton & Compton Editori, 2013, pp. 325-360.​​

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Rafaela Mendes Mano Sanches (2017)

rafaelamsanches@gmail.com

Doutora em Teoria e História Literária na área de História e Historiografia Literárias pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Pós-doutoranda do Programa Nacional de Pós-Doutorado/Capes (Bolsista PNPD) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de São José do Rio Preto - BRASIL

Doctora en Teoría e Historia de la Literatura en el área de Historia de la Literatura e Historiografía por la Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Estudiante de Postdoctorado del Programa Nacional de Postdoctorado/Capes (Beca PNPD) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de São José do Rio Preto - BRASIL.

Doctorat en théorie et histoire littéraires dans le domaine de l'histoire littéraire et de l'historiographie de l'Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Étudiant post-doctoral du programme national post-doctoral / Capes (bourse PNPD)  - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de São José do Rio Preto - BRÉSIL.

PhD in Literary Theory and History in the area of Literary History and Historiography from the Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) -  Post-Doctoral Student of the National Post-Doctoral Program/Capes (PNPD Scholarship)  - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de São José do Rio Preto - BRAZIL.

Idiomas/Idiomas/Langues/Languages
Português,  English, Español, Français
Pesquisa/Investigacion/Recherche/Research

Épico e Imaginário Nacional em José de Alencar

Épico e Imaginario Nacional en José de Alencar
L'épique et l'imaginaire national à José de Alencar

The epic in Portuguese and Italian literature